EDITAL BRAFAGRI 2018 – INSCRIÇÕES ABERTAS – Edital Retificado

19/03/2018 17:54

EDITAL BRAFAGRI 2018 – INSCRIÇÕES ABERTAS – RETIFICAÇÃO*

INSCRIÇÕES ATÉ 26 DE MARÇO DE 2018 (ver edital abaixo)

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 04 de abril de 2018

NÚMERO DE BOLSAS: 2

* Houve retificações no edital, as quais estão destacadas em amarelo no texto e destacado abaixo.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

a) Indicação das três Instituições Francesas por ordem de preferência;

b) Cópia do histórico escolar;

c) Cópia do controle curricular;

d) Curriculum vitae.

Instituições Francesas:

1) ONIRIS – L’Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l’Alimentation, Nantes – Atlantique;

2) Agro Sup Dijon – Institut national supérieur des sciences agronomiques de l’alimentation et de l’environnement, em Dijon;

3) Bordeaux Sciences Agro – Ecole nationale supérieure des sciences agronomiques de Bordeaux Aquitaine, em Gradignan/Bourdeax;

4) Agrocampus Ouest – Ingénieur spécialité Agroalimentaire et Agronomie, em Rennes;

5) Vetagro Sup – Ingénieur spécialité Agroalimentaire et Agronomie, em Marcy-l’Étoile/Lyon;

Os interessados devem observar que a seleção será feita de acordo com o item 5 do edital, levando em consideração o IAA, as reprovações (itens 5a, 5b, 5c, 5e) e também pela análise do currículo, item 5d, onde um dos fatores analisados é a proficiência em francês/curso de francês em andamento. POR ISSO, RECOMENDAMOS QUE OS INTERESSADOS REALIZEM A PROVA DE PROFICIÊNCIA E INCLUAM A NOTA NO CURRÍCULO PARA A INSCRIÇÃO OU COMPROVEM QUE ESTUDAM FRANCÊS INDICANDO O TEMPO JÁ ESTUDADO.

(RETIFICADO) Os alunos selecionados para as bolsas só poderão ir para a França se realizarem o teste e obter o nível mínimo de proficiência em língua francesa B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pela Aliança Francesa (teste de nivelamento ou certificado de nível) ou pelo Centro de Línguas da própria IES brasileira do estudante. O teste deve ter sido feito com um máximo de 1 (um) ano da data de abertura de inscrição para missão de estudo.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Como forma de submeter a inscrição ao Processo de Seleção, todo o candidato deverá atender os seguintes requisitos mínimos:

a) Número de Reprovações ao longo do Curso ≤ 6.

b) Coeficiente de Rendimento (IAA) ≥ 6,00

c) O candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exames realizados a partir do ano de 2009. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

d) Os candidatos selecionados e indicados devem ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da bolsa de estudos. O retorno ao Brasil deve ocorrer com pelo menos 1 (um) semestre letivo de antecedência em relação ao prazo regulamentar de conclusão da graduação, exceto para estudantes que participarem do sistema de Dupla Diplomação (quando disponível).

e) (RETIFICADO) Os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pela Aliança Francesa (teste de nivelamento ou certificado de nível) ou pelo Centro de Línguas da própria IES brasileira do estudante. O teste deve ter sido feito com um máximo de 1 (um) ano da data de abertura de inscrição para missão de estudo.

f) Os alunos selecionados para utilizar a cota de bolsa de estudo deverão obrigatoriamente possuir o número válido de ORCID quando da inscrição no site da Capes pelo coordenador do projeto. Caso não seja cadastrado, o candidato(a) deverá entrar no link https://orcid.org e fazer o seu cadastro nesta plataforma internacional de currículos.

g) É vedada a indicação de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento brasileira; acúmulo de bolsas com outras concedidas pela CAPES ou por quaisquer agências nacionais, salvo se norma superveniente dispuser em contrário;

Obs.: A critério da Comissão de Seleção poderão ser aceitos alunos que não atendam 1 dos requisitos a) ou b), desde que não conflite com o edital específico da CAPES.

LOCAL DE INSCRIÇÃO:

Coordenadoria do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos/UFSC